NOVIDADES
Nesta pagina a Projectgás promove os principais assuntos da atualidade nos ramos de instalações como noticias, novidades, assuntos, soluções, novas leis, decretos e curiosidades.
Projeto obriga condomínio a individualizar tarifa de água, luz e gás(Projeto de Lei 9397/17)
28/01/2019 15:30 Publicado
Projeto de lei em tramitação desde 2017, analisa proposta que torna obrigatória a individualização de tarifas de água, energia e gás em condomínios.
Este projeto defende forma de evitar que um condômino fique sobrecarregado financeiramente pelo uso abusivo de serviços como água e energia por parte de outro.
O Eng. Eduardo M Fazzio comenta que a individualização dos serviços é fator de relevância, uma vez que haverá estímulo à economia de elementos naturais, que estão ficando cada vez mais escassos
A utilização de tubo multicamadas com conexões, esta previsto como material permitido nas instruções técnicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo
31/01/2019 11:30 Publicado
Nos item 5.4.4 e 5.1.5 das respectivas Instruções técnicas do Corpo de Bombeiros 28/2018 e 29/2018, aponta o uso de sistema de tubo de multicamadas para instalações de gás como um das opções permitidas para este tipo de instalação, o curioso é que a corporação antecipou as normas da ABNT, incluído este material. É bom lembrar que alguns fabricantes comercializam este material desde 2009, mas mesmos assim a ABNT não incluiu na lista de materiais para condução de gás combustível, a mesma ABNT se isenta de responsabilidade em notas da norma técnica 15526/2012 onde ela deixa claro que não pode proibir utilização de materiais.
O Eng. Eduardo M Fazzio comenta, o tubo multicamadas tem muitas vantagens em relação a outros materiais metálicos como facilidade de instalação, menor numero de conexões e boa proteção contra as intempéries do meio, mas também tem as a suas desvantagens e uma delas e quanto a passagem em locais com temperaturas altas como atrás de fornos e outros, ele aquece derretendo a camada plástica que o envolve.
Leis e Decretos proíbe o uso de botijão P13 em Estabelecimentos comerciais e também em edifícios residenciais.
23/01/2020 11:30 Publicado
A Lei Estadual nº 9.494/97 proíbe o uso no Estado de São Paulo, do botijão de GLP de 13 kg (P-13) que não seja para fins domésticos. Isso quer dizer que é proibido usar o P-13 para fins comerciais, ou seja, em escritórios, oficinas, em restaurantes, padarias, lojas, churrasqueiras de frango, barracas e veículos food truck… Enfim, tudo que não seja residencial, então para obtenção do AVCB nestas edificações que utilizam gás combustível é necessário montar central de gás com cilindros acima da capacidade 13 kg com rede para alimentação do equipamento.
O Eng. Eduardo M Fazzio ccomenta que o Drecreto 46.076 de agosto 2001 do regulamento de segurança contra incêndio do estado de São Paulo, também proibiu o uso também de botijão P13 em edifícios residenciais novos, estas medidas além da proteção dos valores de imposto subsidiado neste tipo de cilindro, visa também dar maior seguridade a estes estabelecimentos, uma vez que a instalação de gás combustível terá de obedecer o conjunto normativos da ABNT quanto a material, construção e montagem.
Saiba porque a utilização de tubo multicamadas nas instalações de gás combustível, possa estar contribuindo com o aumento de sinistro de gás
29/05/2020 10:30 Publicado
O uso de tubo multicamadas com conexões climpadas hoje no Brasil é o principal material utilizado para as instalações de gás combustível, ao mesmo tempo em que este material trás praticidade nas instalações podemos observar junto a isto diversas anomalias, o principal motivo e a falta de pericia dos profissionais que à executam, isto ocorre justamente pela facilidade em fixar as conexões aos tubo, porem como profissional não posso deixar de ressaltar que a instalação de gás e muito mais do que “conectar conexão a rede”. Neste texto pretendo expressar de forma rápida os problemas observados pela nossa equipe atualmente em instalações realizados por profissionais sem nenhuma especialidade ou treinamento na área de instalação de gás, e também serve para alertar principalmente os proprietários de residência unifamiliar que são os maiores prejudicados, tendo em vista que hoje vários depósitos de construção vendem este material cortado e com conexões para o comprimento especificado.
Segue abaixo as anomalias “principais” observadas pela nossa equipe de manutenção;
- Passagem da rede sem qualquer observância as normas técnicas, exemplo passagem da rede “embutida” em banheiro, dormitórios ou locais sem qualquer ventilação;
- Passagem da rede de forma transversais aos cômodos, desta maneira em futura manutenção da edificação (geralmente troca de piso defeituoso)o profissional executante fica sujeito a atingir a rede uma vez que o traçado da mesma não segue nenhuma orientação;
- Curvaturas da rede de multicamadas acentuadas próximo de 90º sem conexão, risco de rompimento;
- Terreno de base onde se assenta a rede de gás, irregular com material perfurante;
- Passagem em elemento estruturais;
- Por ultimo a falta de ensaio de rede de gás, a grande maioria destes instaladores não a executa, por entender que a climpagem é muita segura.